quarta-feira, 27 de maio de 2015

Platelmintos










Os platelmintos são metazoários que, seguindo o cladograma do reino, vem depois dos cnidários. Podem ser encontrados no mar, água doce ou locais úmidos. São triblásticos, ou seja, possuem três folhetos embrionários: ectoderme → epiderme, células epiteliais; mesoderme → músculos; endoderme → gastroderme.Possuem uma cabeça. A sua simetria é bilateral, o que melhora a coordenação dos movimentos. Devido à sua bilateralidade, possui duas manchas ocelares que são fotorreceptoras, e dois gânglios nervosos, os quais sua função é tomar decisões e coordenar movimentos. 

Seu corpo tem um segmento de cordões nervosos que tem a função de captar estímulos externos. São os primeiros animais a apresentar sistema excretor: o protonefrídio, que é formado por vários túbulos excretores com células-flama. Apresentam vários flagelos que promovem a movimentação dos fluidos, fazendo com que eles sejam muito bem filtrados. Os resíduos caem em um sistema de ductos ou túbulos, que se abrem para o exterior através de estruturas chamadas nefridióporos, que são poros excretores. Estes poros situam-se na superfície dorsal do corpo, lateralmente. Não possuem esqueleto. Sua nutrição inicia a boca, depois na C.G.V., digestão extracelular e excretado na boca.






Reprodução

A planária adulta é hermafrodita, isto é, apresenta tanto o sistema genital feminino quanto masculino. Quando duas planárias estão sexualmente maduras e se encontram, elas podem copular.
Após a troca de espermatozóides através dos poros genitais, os animais se separam e os ovos são eliminados para o meio externo. No interior de cada ovo, encerrado em cápsulas, desenvolve-se um embrião, que se transforma em uma jovem planária.
As planárias tem grande poder de regeneração. Cortando-se o animal em alguns pedaços, cada um deles pode dar origem a uma planária inteira.


http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/platelmintos.php

http://www.infoescola.com/biologia/platelmintos-platyhelminthes/

http://www.todabiologia.com/zoologia/platelmintos.htm

http://www.mundoeducacao.com/biologia/filo-platyhelminthes.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário